14 dezembro, 2008

Bairro-Escola Imperial diminui criminalidade e melhora desempenho dos alunos


{Escadão pintado com grafitti e Mosaico
feito por alunos do projeto.}



Em 2007, começou a ser implantado no Parque Imperial o Projeto Bairro Escola. Sua estrutura engloba a continuidade dos estudos fora da escola. São as chamadas trilhas.Queda de 89% nos casos de homicídios. Evolução da nota de cerca de 50% das crianças. Esses são os resultados do projeto Bairro-Escola Imperial, da cidade de Barueri (SP) .

Desenvolvido como uma vertente do projeto Inclusão pela Moradia, que busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município, o bairro-escola Parque Imperial é realizado desde 2006 e atende 2.150 estudantes semanalmente. A região é marcada pela convivência de um grande condomínio fechado, no qual moram pessoas com alto poder aquisitivo, e bairros de menor renda, que convivem com grandes dificuldades sociais.

No primeiro ano, o projeto começou com uma formação de 20 agentes comunitários da Fundação Alphaville. No ano seguinte, a formação já se estendeu para 30 pessoas, entre educadores comunitários, estudantes, professores, guardas civis metropolitanos, agentes de saúde, agentes de meio ambiente e agentes esportivos. Hoje, o programa promove cerca de 20 atividades extraclasse. A maioria é realizada em espaços públicos, que foram mapeados pelos educadores e, por meio de mutirões, sofreram intervenções. ”O Beco do Buraquinho, por exemplo, se transformou na Viela Tarsila do Amaral, onde são realizadas aulas de música por causa da boa acústica do local”.

Atualmente, as 11 trilhas culturais contemplam 1.216 crianças e adolescentes; as 8 educativas 909 e as 7 trilhas esportivas 1.268. Praças, vielas, escadão e muros de escola são transformados com o trabalho de jovens supervisionados pelos professores do Projeto.



O Projeto Bairrro Escola atualmente está sendo feito no Centro Comunitário Jaraguá Mirim, mais uma linda obra feita pela Prefeirura Municipal de Barueri. Inaugurado recentemente em 12 de outubro o centro que conta com mais de mil metros quadrados de área construída, a unidade será uma referência na reunião de ações oferecidas pela Prefeitura de Barueri em prol de comunidades carentes.




[O centro Comunitário Jaraguá Mirim fica na Rua Otacílio Alves Martins, 514, Parque Imperial. O telefone para contato é 4193-8813.]

Por: Clodoaldo Silva

Nenhum comentário: