03 dezembro, 2008

Pesquisas Apontam que brasileiro lê pouco. No Parque Imperial parece que é diferente.














Segundo estudiosos e pesquisadores a leitura no Brasil é uma fracasso. A estatística de leitura é baixa. A situação precária das bibliotecas públicas e o baixo índice de leitura dos brasileiros constituem "motivo para vergonha nacional".
Sem contar que muitos brasileiros não sabem ler. Em 2000, um quarto da população com 15 anos ou mais eram analfabetos funcionais. Apenas um adulto alfabetizado, em cada três, lê livros. O brasileiro médio lê 1,8 livros não-acadêmicos por ano - menos da metade do que se lê nos EUA ou na Europa. Em uma pesquisa recente sobre hábitos de leitura, os brasileiros ficaram em 27º em um ranking de 30 países, gastando 5,2 horas por semana com um livro. Os argentinos, vizinhos, ficaram em 18º.
No entanto os dados citados acima parecem diferentes do que ocorre no Bairro Parque Imperial, em Barueri.
Numa entrevista realizada no último dia 29 na Biblioteca desse bairro, Regina, uma das responsáveis pelo local disse não concordar com tal afirmação. “Particularmente não concordo com essa afirmação, pois muitas crianças aqui do bairro chegam a ler de 2 a 3 livros em uma semana”. Perguntamos a ela se o crescimento de Lan Houses fez com que a frequência da Biblioteca diminuísse, e a resposta foi convicta: –“Não, muito pelo contrário, a frequência só vem aumentando. Recebemos em média 300 pessoas por dia, tendo como principal público crianças e jovens de até 17,18 anos de idade.”



Além da Biblioteca ser um ambiente de estudo e interação com a comunidade, ela também oferece vários cursos, como por exemplo: Teatro com o professor André Valadão, cursos de violão, Ballet, Jazz, oficinas (Trilhas) do projeto “Bairro Escola Imperial” entre outros. A biblioteca também oferece todas as últimas Quartas-Feiras do mês um saral, onde escolas do bairro são convidadas para participar, há apresentação de danças, peças de teatro, exposições e tudo isso feito pelos próprios jovens e crianças do bairro. A biblioteca, inaugurada em 21 de Setembro de 2006, conta com um acervo de 7.000 livros já cadastrados, e cerca de 9.000 ainda não cadastrados, totalizando aproximadamente 16.000 títulos. Também conta com acesso á internet para facilitar nas pesquisas de trabalhos escolares. Segundo Flávio Flaviano Gomes, funcionário da biblioteca são cerca de 150 acessos por dia!

Onze bibliotecas municipais reúnem um acervo de mais de 204 mil livros. Permanecem abertas ao público de segunda a sábado. Desde 2006 registraram um total de 308 mil atendimentos. Foram emprestados 134 mil livros. As Bibliotecas Municipais de Barueri são espaços abertos de manifestação cultural. Nelas se desenvolvem regularmente diversos projetos dirigidos à comunidade, atendendo as diferentes faixas etárias.


Informações da Biblioteca:

Biblioteca Municipal Luiz Odair de Souza

Localização: Bairro Parque Imperial- Barueri

Funcionamento: de Segunda a Sexta-feira dás 08:00 ás 17:00 e aos sábados dás 09:00 ás 13:00 horas.

Para o empréstimo de livros: É necessário ser sócio da biblioteca e ter uma “carteirinha”. Para emissão da carteirinha de sócio é necessário 2 fotos 3x4, e as xérox do Documento de identidade e comprovante de residência.


Por: Clodoaldo Silva

Nenhum comentário: