29 dezembro, 2008

Jaraguá Mirim: Centro Comunitário encerra atividades com shows

O Centro Comunitário Jaraguá Mirim, inaugurado no dia 12 de outubro de 2008, já é sucesso no Parque Imperial. Na última sexta-feira, dia 19, uma festa marcou o encerramento das atividades neste ano. Há dois meses, tanto obra quanto o terreno foram entregues ao Fundo Social de Barueri pelo Residencial Tamboré 1.

O Prefeito de Barueri, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, a Vice-Presidente do Fundo, Valéria Fugii, a Coordenadora do Bairro Escola, Edna Lage, funcionários e professores do Centro estiveram presentes no evento.



APRESENTAÇÕES
Dentre as atrações do dia, uma das mais festejadas foi a apresentação do Projeto Picadeiro Solidário Imperial, comandada pelo ator Luiz Ricardo, que há anos ficou conhecido pelo personagem do palhaço Bozo.

Dois de seus professores, Xuxu e Sérgio, comandaram parte dos 130 alunos que fizeram números de cambalhota, palhaço, bola, monociclo, malabares, estrelinha, arame entre outros. Com apenas dois meses de treinamento, as crianças mostraram-se entusiasmadas e muito bem treinadas.

O Prefeito chegou ao local bem animado e demonstrou desejo de que o projeto Picadeiro Solidário fosse estendido a outros Centros Comunitários. A Presidente do Fundo Social de Solidariedade ficou encantada com a performance das crianças e agradeceu o empenho de Luiz Ricardo e sua equipe, bem como dos pais e alunos






Além disso, houve quatro apresentações de jazz comandadas pela professora Cíntia Andrade; encenação de natal – comandada por Rosilei Pelepka, dentro da trilha Cantinho da Leitura do Bairro Escola; dança – com a professora Idamaris Almeida Santos , dentro da trilha de Ludicidade; cantata de natal – professora Márcia de Jesus, dentro da trilha de Alfabetização Musical, e a trilha de Artesanato, liderada pela professora Beth Fagundes, promoveu uma exposição.( Na imagem abaixo vemos a Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Sônia Furlan e o ator Luiz Ricardo bem descontraído)






Por: Clodoaldo N. Silva









14 dezembro, 2008

Bairro-Escola Imperial diminui criminalidade e melhora desempenho dos alunos


{Escadão pintado com grafitti e Mosaico
feito por alunos do projeto.}



Em 2007, começou a ser implantado no Parque Imperial o Projeto Bairro Escola. Sua estrutura engloba a continuidade dos estudos fora da escola. São as chamadas trilhas.Queda de 89% nos casos de homicídios. Evolução da nota de cerca de 50% das crianças. Esses são os resultados do projeto Bairro-Escola Imperial, da cidade de Barueri (SP) .

Desenvolvido como uma vertente do projeto Inclusão pela Moradia, que busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município, o bairro-escola Parque Imperial é realizado desde 2006 e atende 2.150 estudantes semanalmente. A região é marcada pela convivência de um grande condomínio fechado, no qual moram pessoas com alto poder aquisitivo, e bairros de menor renda, que convivem com grandes dificuldades sociais.

No primeiro ano, o projeto começou com uma formação de 20 agentes comunitários da Fundação Alphaville. No ano seguinte, a formação já se estendeu para 30 pessoas, entre educadores comunitários, estudantes, professores, guardas civis metropolitanos, agentes de saúde, agentes de meio ambiente e agentes esportivos. Hoje, o programa promove cerca de 20 atividades extraclasse. A maioria é realizada em espaços públicos, que foram mapeados pelos educadores e, por meio de mutirões, sofreram intervenções. ”O Beco do Buraquinho, por exemplo, se transformou na Viela Tarsila do Amaral, onde são realizadas aulas de música por causa da boa acústica do local”.

Atualmente, as 11 trilhas culturais contemplam 1.216 crianças e adolescentes; as 8 educativas 909 e as 7 trilhas esportivas 1.268. Praças, vielas, escadão e muros de escola são transformados com o trabalho de jovens supervisionados pelos professores do Projeto.



O Projeto Bairrro Escola atualmente está sendo feito no Centro Comunitário Jaraguá Mirim, mais uma linda obra feita pela Prefeirura Municipal de Barueri. Inaugurado recentemente em 12 de outubro o centro que conta com mais de mil metros quadrados de área construída, a unidade será uma referência na reunião de ações oferecidas pela Prefeitura de Barueri em prol de comunidades carentes.




[O centro Comunitário Jaraguá Mirim fica na Rua Otacílio Alves Martins, 514, Parque Imperial. O telefone para contato é 4193-8813.]

Por: Clodoaldo Silva

03 dezembro, 2008

Pesquisas Apontam que brasileiro lê pouco. No Parque Imperial parece que é diferente.














Segundo estudiosos e pesquisadores a leitura no Brasil é uma fracasso. A estatística de leitura é baixa. A situação precária das bibliotecas públicas e o baixo índice de leitura dos brasileiros constituem "motivo para vergonha nacional".
Sem contar que muitos brasileiros não sabem ler. Em 2000, um quarto da população com 15 anos ou mais eram analfabetos funcionais. Apenas um adulto alfabetizado, em cada três, lê livros. O brasileiro médio lê 1,8 livros não-acadêmicos por ano - menos da metade do que se lê nos EUA ou na Europa. Em uma pesquisa recente sobre hábitos de leitura, os brasileiros ficaram em 27º em um ranking de 30 países, gastando 5,2 horas por semana com um livro. Os argentinos, vizinhos, ficaram em 18º.
No entanto os dados citados acima parecem diferentes do que ocorre no Bairro Parque Imperial, em Barueri.
Numa entrevista realizada no último dia 29 na Biblioteca desse bairro, Regina, uma das responsáveis pelo local disse não concordar com tal afirmação. “Particularmente não concordo com essa afirmação, pois muitas crianças aqui do bairro chegam a ler de 2 a 3 livros em uma semana”. Perguntamos a ela se o crescimento de Lan Houses fez com que a frequência da Biblioteca diminuísse, e a resposta foi convicta: –“Não, muito pelo contrário, a frequência só vem aumentando. Recebemos em média 300 pessoas por dia, tendo como principal público crianças e jovens de até 17,18 anos de idade.”



Além da Biblioteca ser um ambiente de estudo e interação com a comunidade, ela também oferece vários cursos, como por exemplo: Teatro com o professor André Valadão, cursos de violão, Ballet, Jazz, oficinas (Trilhas) do projeto “Bairro Escola Imperial” entre outros. A biblioteca também oferece todas as últimas Quartas-Feiras do mês um saral, onde escolas do bairro são convidadas para participar, há apresentação de danças, peças de teatro, exposições e tudo isso feito pelos próprios jovens e crianças do bairro. A biblioteca, inaugurada em 21 de Setembro de 2006, conta com um acervo de 7.000 livros já cadastrados, e cerca de 9.000 ainda não cadastrados, totalizando aproximadamente 16.000 títulos. Também conta com acesso á internet para facilitar nas pesquisas de trabalhos escolares. Segundo Flávio Flaviano Gomes, funcionário da biblioteca são cerca de 150 acessos por dia!

Onze bibliotecas municipais reúnem um acervo de mais de 204 mil livros. Permanecem abertas ao público de segunda a sábado. Desde 2006 registraram um total de 308 mil atendimentos. Foram emprestados 134 mil livros. As Bibliotecas Municipais de Barueri são espaços abertos de manifestação cultural. Nelas se desenvolvem regularmente diversos projetos dirigidos à comunidade, atendendo as diferentes faixas etárias.


Informações da Biblioteca:

Biblioteca Municipal Luiz Odair de Souza

Localização: Bairro Parque Imperial- Barueri

Funcionamento: de Segunda a Sexta-feira dás 08:00 ás 17:00 e aos sábados dás 09:00 ás 13:00 horas.

Para o empréstimo de livros: É necessário ser sócio da biblioteca e ter uma “carteirinha”. Para emissão da carteirinha de sócio é necessário 2 fotos 3x4, e as xérox do Documento de identidade e comprovante de residência.


Por: Clodoaldo Silva