22 dezembro, 2009

Graffit “loko” muda a cara da EMEF Júlio Gomes Camisão





Depois de várias obras de reforma e ampliação da EMEF-Escola Municipal de Ensino Fundamental “Júlio Gomes Camisão”(escola que também é compartilhada com o Ensino Médio,sendo EE do Parque Imperial)hoje a escola está com um visual muito “loko”(coloquialmente falando rsrs).A Escola veio passando por várias transformações como a reforma do Páteo,da Quadra Poliesportiva e principalmente nas salas de aula.O Muro externo também já vinha sofrendo mudanças,ou melhor:já teve várias mudanças,pois todo ano o muro da escola está diferente.Hora com desenhos em mosaico,hora somente pintado.Mas atualmente o muro está impecável.Nossa!,sem palavras para descrever o trabalho realizado esse ano no muro da escola.Jovens da Equipe Cheira Tinta deram um “up” no visual não só da escola,mas também no visual da Rua em que se situa a escola (Rua Padre Cícero Romão Batista).Esse ano,com obras de graffit,os jovens deixaram todos que passavam pelo local fascinados com a mágica do graffit.



Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. . Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

 
Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A pratica de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo. A mais recente arma contra a ação dos pichadores é o artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.



 As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças,  edifícios públicos e privados ficam sujos.  Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte.  Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite. 


 Os grafiteiros procuram tirar as pessoas da “malandragem” e levar pichadores para o caminho da arte.
 
O grafite faz tanto sucesso hoje, que até recentemente o rei da Escócia mandou seus filhos contratarem alguém para renovar a pintura do castelo e eles resolveram chamar três grafiteiros brasileiros para fazer a obra-de-arte . 



O rei falou que quando eles começaram  havia estranhado, pois nunca tinha visto uma arte assim tão bonita.



Também há uma diferença entre a pichação, pois ela não é respeitada por ninguém. E o grafite é respeitado porque trata-se de uma arte muito bela. Porém, mesmo que o grafite seja muito belo, tem gente que não gosta desse tipo de arte.


O Grupo(Crew) que fez este trabalho nota 10 no muro da escola é composto por 4 integrantes da Equipe Cheira Tinta,São eles:Eric,Rato,Jamil e Guaúna.


Quem se interessar e quiser conhecer mais a respeito do trabalho dos caras, segue abaixo links para contato e telefone.
 
Internet:



FotoLog


E-Mail:



Telefones

(11)7497-6296/(11)4191-5187


OBS:As  fotos foram tiradas em 21/12/2009 e os jovens das imagens são os próprios autores(Crew Cheira Tinta)

Um comentário:

Bruna disse...

nossa como a escola onde eu estudo eu tão lindo bbjjsss julio jamais eu te esquecerei